quarta-feira, 25 de julho de 2012

JORNADA PEDAGÓGICA DE SOBRADINHO: DESCONTRAÇÃO, CONHECIMENTO E BOAS NOTÍCIAS.

08/02


QUARTA-FEIRA POLÍTICA ÀS 09:40

JORNADA PEDAGÓGICA DE SOBRADINHO: DESCONTRAÇÃO, CONHECIMENTO E BOAS NOTÍCIAS.




A Jornada Pedagógica 2012, marcando o início do ano letivo na rede municipal de ensino em Sobradinho, trouxe para os professores além de conhecimento, descontração, reencontro a notícia, recebida com alegria e entusiasmo, da disposição do prefeito de repassar uma bonificação no valor de R$ 622,00 reais a cada professor. “Não é uma atitude eleitoreira, nem provisória. É uma lei, que depende agora da aprovação da Câmara. Nenhum gestor vai poder alegar falta de recursos ou falta de instrumento legal para fazer este repasse anualmente” – disse o prefeito Genilson Silva aos mais de quatrocentos professores que lotaram o auditório do Memorial da CHESF nesta terça feira (07/02).

A Jornada, iniciada dia 06/02 à noite com apresentações da Orquestra D’Lucca, Balé Vivência e Maviael Melo cantando junto com os professores e com uma palestra do Professor Denis Andrade Santa Cruz, professor da Universidade Federal de São Paulo, teve continuidade na terça, com palestras dos professores Juraci Marques e Renilton Silva. Ao saudar os professores da rede a Secretaria de Educação, Ednalva Fernandes, lembrou as conquistas, o esforço realizado para a reconstrução e legalização das unidades escolares e a retomada do crescimento do número de matriculas e finalizou, emocionada, ovacionada: “Vamos continuar juntos”. Frisando que “faz questão de acompanhar” o início do ano letivo, o Prefeito Genilson Silva, saudou os professores, parabenizando-os pelo esforço e dedicação: “Educação é a prioridade número um deste governo”.

Para ele “as obras intangíveis, educação, políticas sociais e saúde” não mostram resultados imediatos, “mas contribuem de maneira decisiva para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltando a participação popular através dos Conselhos “todos funcionando em Sobradinho”, que dão voz e vez ao Povo na elaboração e execução das políticas públicas.

“Reconhecer o trabalho do professor é também remunerá-lo de forma digna” – disse Genilson e anunciou o envio à Câmara de Vereadores do projeto de lei estabelecendo uma bonificação a cada professor a ser paga assim que a lei for aprovada na Câmara. O momento mais esperado da Jornada foi a palestra do Professor, Educador e Consultor Jorge Portugal, aplaudido de pé pelos professores presentes. Com alegria, descontração e bom humor o apresentador do programa Aprovado da Rede Globo, falou sobre os desafios da educação e a cultura afro-brasileira.



O AVANÇO DA TECNOLOGIA E A ESCRAVIZAÇÃO DO PENSAMENTO

O AVANÇO DA TECNOLOGIA E A ESCRAVIZAÇÃO DO PENSAMENTO


*Nildo Lima Santos

Premissas:

O avanço da tecnologia escraviza o pensamento da maioria dos indivíduos e é verdadeiramente responsável pelo afunilamento do conhecimento complexo construído no raciocínio por princípios.

As máquinas construídas pela alta complexidade do raciocínio humano, se por um lado ajudam ao ser humano nas soluções mais acertadas e ágeis para melhor qualidade de vida; por outro, são as maiores responsáveis pela escravização de grande parte dos indivíduos que apenas – pelo comodismo natural, característico do prazer pelo conforto – utilizam tais recursos para o prazer de ter e estar e, não o de ser. É a tendência natural que acomoda o cérebro a não pensar. A não questionar, o porquê das coisas e, o porquê da vida. Destarte, definitivamente, afastando-se do hábito de pensar e, aceitar as coisas, naturalmente, apenas pela aparência, sem a possibilidade de enxergar o que de fato está por trás de tudo isto; já que, não foi habituado ao raciocínio por princípios. Este fenômeno – que o reconheço como natural – ocorre em todos os níveis da atividade humana, quando deixa para a máquina as tarefas mais complexas de pensar. Não lhes interessa como se chegou à solução do problema, mas, apenas, a objetiva solução do problema. Pilotos de avião já não mais sentem o avião e, apenas operam pelo que a máquina decide. Advogados e juízes não mais raciocinam por princípios – deixando-os à cargo dos doutrinadores – e, apenas repetem decisões já proferidas por outros juízes e, pela aparência do problema que não reflete a verdade. Destarte, se tem a conclusão que: um dos maiores problemas causados pelo avanço tecnológico é a robotização do homem e, que se torna mais grave na interferência nas áreas das ciências comportamentais e, que são necessárias a serem compreendidas para o aprimoramento do convívio da sociedade humana.

A ociosidade da mente humana não permite que os complexos conceitos sociológicos sejam compreendidos; em razão de exigirem a complexidade de inteligência, que deverá funcionar por princípios, assim como o músico e a orquestra que constroem e reproduzem as notas musicais por partituras e, não tão somente de ouvido. Quando o indivíduo aprende a tocar somente de ouvido não gozará este da possibilidade da multiplicação dos arranjos propiciada pelas múltiplas combinações das notas musicais. Destarte, por comparação, o comportamento das organizações sociais, dentre eles o Estado, deverá ser tocado por partituras e, não tão somente de ouvido; vez, que, as partituras obedecem aos princípios e, os arranjos das notas tornar-se-ão mais aprimorados e, portanto, mais harmoniosos.

Como organização social, tem maior complexidade a “organização do estado” que, infelizmente – tomando como exemplo o Estado brasileiro – tem sido tocado pelas aparências não contestadas pelos indivíduos comuns; por que estes não têm a capacidade de compreendê-lo, assim como também, não conseguem entendê-lo, os que se lançam para a sua direção que, por consequência, levam a sociedade aos desastres sociais. Agentes políticos dirigem grandes máquinas sem o preparo e a compreensão necessária da complexidade da máquina administrativa e de sua interdependência como mega sistema organizacional. Daí, tudo pode acontecer em deterioração da sociedade humana: 1. Juízes decidem por conveniências e, por aparências; 2. Deputados e senadores legislam destruindo a lógica sistêmica do Estado e, contra a sua racionalidade; legislam por conveniências e, pelas aparências; 3. Membros do Ministério Público e dos Tribunais de Contas, induzidos pelas aparências, se equivocam em suas análises ou se cumpliciam nelas para atenderem as conveniências das amarras de um Estado mal concebido organicamente onde os Poderes da República transformam-se em apenas um único Poder. O Poder Político Dominante. Poder este que é representado pelo Poder Executivo, através do Presidente da República, Governadores e Prefeitos, que, assim, como os demais indivíduos, sem o preparo necessário para este entendimento são verdadeiros vetores do atraso e das catástrofes sociais.

O afunilamento da inteligência complexa e necessária à complexidade dos dias modernos, a cada dia se torna mais agudo com a concentração em alguns indivíduos privilegiados pelas oportunidades da pesquisa e, do mercado. Os quais são pinçados pelas grandes corporações dos países desenvolvidos que creditam a estes: o compromisso da criação para a produção em larga escala de produtos que possam ser massificados em benefício do capital; e, em benefício do conforto e bem estar humano que, contraditoriamente, nas rotinas copiadas e aparentes em detrimento das atividades cerebrais, especulativas e criativas, alimentam o processo de alienação da mente de indivíduos, em um ciclo verdadeiramente perigoso para a espécie humana.

*Nildo Lima Santos. Consultor em Administração Pública. Pós-graduado em Políticas Públicas e Gestão de Serviços Sociais.



O AVANÇO DA TECNOLOGIA E A ESCRAVIZAÇÃO DO PENSAMENTO

O AVANÇO DA TECNOLOGIA E A ESCRAVIZAÇÃO DO PENSAMENTO


*Nildo Lima Santos

Premissas:

O avanço da tecnologia escraviza o pensamento da maioria dos indivíduos e é verdadeiramente responsável pelo afunilamento do conhecimento complexo construído no raciocínio por princípios.

As máquinas construídas pela alta complexidade do raciocínio humano, se por um lado ajudam ao ser humano nas soluções mais acertadas e ágeis para melhor qualidade de vida; por outro, são as maiores responsáveis pela escravização de grande parte dos indivíduos que apenas – pelo comodismo natural, característico do prazer pelo conforto – utilizam tais recursos para o prazer de ter e estar e, não o de ser. É a tendência natural que acomoda o cérebro a não pensar. A não questionar, o porquê das coisas e, o porquê da vida. Destarte, definitivamente, afastando-se do hábito de pensar e, aceitar as coisas, naturalmente, apenas pela aparência, sem a possibilidade de enxergar o que de fato está por trás de tudo isto; já que, não foi habituado ao raciocínio por princípios. Este fenômeno – que o reconheço como natural – ocorre em todos os níveis da atividade humana, quando deixa para a máquina as tarefas mais complexas de pensar. Não lhes interessa como se chegou à solução do problema, mas, apenas, a objetiva solução do problema. Pilotos de avião já não mais sentem o avião e, apenas operam pelo que a máquina decide. Advogados e juízes não mais raciocinam por princípios – deixando-os à cargo dos doutrinadores – e, apenas repetem decisões já proferidas por outros juízes e, pela aparência do problema que não reflete a verdade. Destarte, se tem a conclusão que: um dos maiores problemas causados pelo avanço tecnológico é a robotização do homem e, que se torna mais grave na interferência nas áreas das ciências comportamentais e, que são necessárias a serem compreendidas para o aprimoramento do convívio da sociedade humana.

A ociosidade da mente humana não permite que os complexos conceitos sociológicos sejam compreendidos; em razão de exigirem a complexidade de inteligência, que deverá funcionar por princípios, assim como o músico e a orquestra que constroem e reproduzem as notas musicais por partituras e, não tão somente de ouvido. Quando o indivíduo aprende a tocar somente de ouvido não gozará este da possibilidade da multiplicação dos arranjos propiciada pelas múltiplas combinações das notas musicais. Destarte, por comparação, o comportamento das organizações sociais, dentre eles o Estado, deverá ser tocado por partituras e, não tão somente de ouvido; vez, que, as partituras obedecem aos princípios e, os arranjos das notas tornar-se-ão mais aprimorados e, portanto, mais harmoniosos.

Como organização social, tem maior complexidade a “organização do estado” que, infelizmente – tomando como exemplo o Estado brasileiro – tem sido tocado pelas aparências não contestadas pelos indivíduos comuns; por que estes não têm a capacidade de compreendê-lo, assim como também, não conseguem entendê-lo, os que se lançam para a sua direção que, por consequência, levam a sociedade aos desastres sociais. Agentes políticos dirigem grandes máquinas sem o preparo e a compreensão necessária da complexidade da máquina administrativa e de sua interdependência como mega sistema organizacional. Daí, tudo pode acontecer em deterioração da sociedade humana: 1. Juízes decidem por conveniências e, por aparências; 2. Deputados e senadores legislam destruindo a lógica sistêmica do Estado e, contra a sua racionalidade; legislam por conveniências e, pelas aparências; 3. Membros do Ministério Público e dos Tribunais de Contas, induzidos pelas aparências, se equivocam em suas análises ou se cumpliciam nelas para atenderem as conveniências das amarras de um Estado mal concebido organicamente onde os Poderes da República transformam-se em apenas um único Poder. O Poder Político Dominante. Poder este que é representado pelo Poder Executivo, através do Presidente da República, Governadores e Prefeitos, que, assim, como os demais indivíduos, sem o preparo necessário para este entendimento são verdadeiros vetores do atraso e das catástrofes sociais.

O afunilamento da inteligência complexa e necessária à complexidade dos dias modernos, a cada dia se torna mais agudo com a concentração em alguns indivíduos privilegiados pelas oportunidades da pesquisa e, do mercado. Os quais são pinçados pelas grandes corporações dos países desenvolvidos que creditam a estes: o compromisso da criação para a produção em larga escala de produtos que possam ser massificados em benefício do capital; e, em benefício do conforto e bem estar humano que, contraditoriamente, nas rotinas copiadas e aparentes em detrimento das atividades cerebrais, especulativas e criativas, alimentam o processo de alienação da mente de indivíduos, em um ciclo verdadeiramente perigoso para a espécie humana.

*Nildo Lima Santos. Consultor em Administração Pública. Pós-graduado em Políticas Públicas e Gestão de Serviços Sociais.



terça-feira, 24 de julho de 2012

RELATÓRIO DE TRABALHO - CONSULTORIA NA ESCOLA MUNDO ENCANTADO, JUAZEIRO/BA


 
RELATÓRIO DE TRABALHO 2012

 
CONSULTORIA NA ESCOLA MUNDO ENCANTADO

 

MARÇO

 
23/03

 
  • Consultoria  
  • Conversa com as gestoras e reunião pedagógica com as professoras
28/03

 
  • Reunião de pais
  • Palestra para os pais sobre afetividade, apresentação da proposta de trabalho da escola para 2012, apresentação da equipe de trabalho
ABRIL


13/04


  •   Consultoria
  •   Entrevista com as professoras- conversa individual ; conversa com as gestoras; reunião com o grupo; revisão de planejamento de aula da educação infantil e do ensino fundamental , totalizando 11 turmas; Trabalho sobre Relacionamento profissional
20/04

 

  •  Consultoria
  •  Entrevista com 02 professoras que faltaram na reunião anterior; reunião pedagógica; planejamento semanal; ensinar a fazer plano de aula; exemplos de atividades - extra( atividade divertida) para os alunos de cada série que concluem com rapidez as atividades propostas e ficam bagunçando na sala..

23 a 26/04

 
  • Consultoria
  • Pesquisas de material didático e análise para trabalhar Artes e Valores para a vida ; organização da reunião pedagógica; contato com profissionais para capacitação.
27/04

 

  • Consultoria
  • Reunião pedagógica, busca de soluções para a falta de participação dos pais nas reuniões de entrega de notas e acompanhamento dos filhos na educação; capacitação de Jogos e dinâmicas marcado para dia
 
11/05

 

  •  Consultoria
  •  Verificação dos cadernos com planos de aula semanais, dicas para cada professor melhorar a criatividade nas aulas; conversa com as gestoras sobre o desenvolvimento do trabalho e sugestões para prosseguirmos com a consultoria; decidimos que os pais que precisam de uma conversa sobre as dificuldades de aprendizagem dos filhos podem marcar um momento comigo no espaço do Alfa Brasil para termos esse contato; reunião pedagógica com toda equipe ( neste dia foi trabalhado a maneira de desenvolver um plano de aula; em seguida trabalhamos jogos e dinâmicas em sala de aula, com uma exposição prática dos professores. A reunião foi muito produtiva.Glória a Deus!
11/05

 
  • Consultoria e capacitação
  • Reunião com a equipe de professores; verificação dos planos de aula; orientação sobre as dificuldades apresentadas. Capacitação em JOGOS E DINAMICAS COOPERATIVISTAS com a educadora Marilande dos Santos.
18/05

  • Consultoria Reunião com a equipe de professores; verificação dos planos de aula; orientação sobre as dificuldades apresentadas. Conversa com aluna com problemas de aprendizagem.

 

 
25/05

  • Atendimento psicanalítico Atendimento a criança com atraso mental, aconselhamento e direcionamento para melhorar a qualidade de vida e a aprendizagem. Atendimento a família de aluno com dificuldade de aprendizagem e distúrbio na fala.

 

JUNHO

 
01/06

 
  • Consultoria
  • Reunião Pedagógica. Criação do Blog da escola.


 05/06

 
  • Atendimento psicanálitico

 08/06

 

  •  Consultoria
  • Reunião com a equipe de professores; verificação dos planos de aula; orientação sobre como trabalhar com crianças com necessidades especiais( leve retardo mental).

 

 15/06

 
  • Consultoria
  • Reunião pedagógica 

16/06

 
  • Capacitação
  • Pedagogia afetiva e relacional

 
JULHO

 

 11/07

 

  •  Consultoria
  •  Reunião com as gestoras ( balanço do primeiro semestre e ações para o segundo semestre)

 13/07

 

  •  Consultoria
  • Elaboração de aulas interdisciplinares ( apostila);
  • vistoria dos cadernos dos alunos;
  • entrevista com as educadoras sobre o desenvolvimento de ensino no primeiro semestre do ano letivo;
  •  criação de teste diagnóstico para o 5º ano com o objetivo de verificar o nível de aprendizagem da turma e aplicar um projeto de matemática para melhorar a aprendizagem.

 

 

 

OFICINA DE MÚSICA COM A ESCOLA MUNDO ENCANTADO EM JUAZEIRO/BA


terça-feira, 17 de julho de 2012

CAPACITAÇÃO NA ESCOLA MUNDO ENCANTADO - JUAZEIRO/BA






ENCONTRO PEDAGÓGICO 2012 - AFRÂNIO /PE

Oficina de música com o professor Gilson Gonzaga

Palestra Motivação com a psicopedagoga Maria das graças Vidal

Oficina de jogos cooperativistas com a pedagoga Marilande dos Santos
Palestra Liderança transformadora com a professora e psicanalista Dilma Costa Alves