segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

JORNADA PEDAGOGICA 2011 - VIVENDO E APRENDENDO DESAFIOS PEDAGÓGICOS

Um dos conceitos de educar é deixar florescer as habilidades e potencialidades do homem. Com a consciência da necessidade de uma educação transformadora, o Instituto Alfa Brasil realizou  sua primeira jornada pedagógica nos dias 25  e 26 de janeiro de 2011, com o tema Vivenciando e Aprendendo Desafios Pedagógicos, objetivando a troca de conhecimentos com os educadores da região sobre a arte de educar.

O tema escolhido levou a reflexões sobre o relacionamento entre professor e aluno e vice-versa; a indisciplina que dificulta o desenrolar da aprendizagem; a inteligência emocional como fator importantíssimo para o educador ; o desgaste físico, psicológico e emocional que os professores enfrentam e como fazer para vencer essas e tantas outras batalhas no ambiente educacional e continuar a missão de ser professor.

No primeiro foram abordados os seguintes temas: Professor: profissão relacional, com a professora e psicanalista Dilma Alves; Indisciplina com a Professora e Psicopedagoga Cássia Rodrigues Martins e a Oficina de Jogos e Dinâmicas Cooperativistas com a Professora e Pedagoga Marilande dos Santos.

No segundo dia os debates continuaram sobre Educação Afetiva, com a Professora Dilma Alves; em seguida a Psicopedagoga Maria das Graças Vidal trabalhou com o tema Interdisciplinaridade e depois desenvolveu a Oficina O Mundo Encantado da Literatura.

Durante o encerramento houve entrega dos certificados e a formalização da parceria entre o Instituto Alfa Brasil e o Centro Educacional Mentes Brilhantes, fortalecendo  o compromisso do Instituto com a Educação no vale do São Francisco.














quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho


O curso de Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho  que aconteceu com a equipe do Hospital Memorial , na cidade de Petrolina-PE , resultou numa troca de conhecimentos muito produtiva, onde cada pessoa pôde refletir sobre a própria vida e seu comportamento no ambiente de trabalho, reconhecendo as falhas e identificando os pontos positivos, sabendo que cada ser humano tem uma história de vida e precisa ser respeitado.
Foi discutido a diferença entre grupo e equipe, o valor da liderança, a preciosidade em buscar sabedoria e saúde emocional para lidar com as pessoas e a questão do humor, pois este gera uma diferença muito grande no ambiente onde estamos inseridos.
A equipe do Hospital Memorial está de parabéns pela participação e por estarem sempre dispostos a buscarem crescer em cada área da vida, para assim, servir melhor o seu próximo.